quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Auto-mutilação



A auto-mutilação é um dos maiores problemas não só na adolescência com também na idade adulta. Normalmente o acto de cortar é causado pela dor que a pessoa, neste caso o adolescente, sente dentro de si sem conseguir entender ou exprimir…

Muitas das vezes o adolescente sente-se incompreendido e que o mundo está todo contra ele, isso, misturado com a montanha-russa de sentimentos típicos da adolescência leva o adolescente a procurar maneiras de abandonar a tristeza… a solidão…

É nessas situações que o adolescente sente necessidade de fazer algo como maneira de libertação, alguns bebem outros fumam e há aqueles para que nada disso serve… São esses casos que se cortam.
Está cientificamente provado que o corte provoca uma descarga de adrenalina que parece atenuar a dor…Mesmo que seja por pouco tempo.
O que muitas pessoas não têm noção é que se pode ficar viciado nessa descarga de adrenalina, nesse esquecimento da dor emocional.

É por essa razão que a auto-mutilação não deve ser recebida de ânimo leve pois, uma vez dado o primeiro corte, é muito difícil de parar e, mesmo se parar por algum tempo, vai irremediavelmente voltar a cortar-se quando a dor parecer demasiada para suportar.
E, quando decidido, o adolescente usa qualquer coisa para se cortar: faca,
Xis ato, lâminas de barbear, etc… Qualquer coisa serve para cortar, por isso é inútil tirar objecto de corte habitual pois isso só vai levar o adolescente a procurar outro objecto, possivelmente mais perigoso.

Geralmente começa-se com um xis ato e fazem-se cortes pequenos… Mas com o tempo a necessidade de se cortar aumenta e também a profundidade dos cortes e os objectos de corte, começa-se a utilizar navalhas e laminas de barbear com maior frequência pois pequenos cortes já não chegam… Ai começam os acidentes como infecções, necessidade de levar pontos e até, em casos extremos, o suicídio.

24 comentários:

  1. - gostei desse blog, eu sofro de alto mutilação faz 8 anos , hoje eu tenho 18 anos, minha vida pode ser considerada perfeita mais mesmo com o passar do tempo eu ainda sinto vontade de me cortar, quando tenho alguma preocupação, alguma duvida.. as pessoas as vezes acham que isso é coisa de adolescente, mais só quem passa por isso sabe como é serio. eu faço tratamento e aos poucos tenho certeza que já vou está curada :) Obrigada por voces falarem sobre esse assunto, pois é muito importante voce ter apoio pra vencer essa doença ! Bjs Camilla.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu filho apareceu com uns cortes disse que é adrenalina, quero saber se já devo procurar ajuda pra Ele.

      Eliminar
  2. Olá!
    Chamo-me Filipa e também enveredei pelos caminhos da auto-mutilação.
    Estou em recuperação. Cada dia que passa é uma batalha entre o querer fazer e o não dever fazer!

    Deixo-vos aqui o link do meu blog, é onde relato o meu caso em mais específico, para que todos aqueles que vivem o mesmo tipo de situação, encontrem uma fonte de compreensão e talvez ajuda. :)
    http://www.filipa-renascer-das-cinzas.blogspot.com/

    Desejo-vos tudo de bom!

    Filipa*

    ResponderEliminar
  3. Olá tudo bem? Não direi que eu sofro auto-mutilação por que pra mim não é sofrimento... Porem para os meus familiares isso é um problema... Eu fazo tratamento,mas não acho que preciso de ajuda, apenas que meus familiares me...
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Olá, tambem me costumo auto mutilar sempre que ando muito nervoso... É um acto que praticamente não consigo controlar. Sinto-me muito mal com isto tudo, tenho o meu braço apesar de ja não parecer tanto à primeira vista cheio de arranhões e isso deixa-me cheio de vergonha de mim próprio. Preciso de ajuda este episódio já se repetiu por 10 vezes... Temo muito pelo meu futuro. Há pessoas que já começaram a desconfiar no ano passado no verão quando eu andei de t-shirt uma vez, a partir desse dia tentei andar o máximo de dias com camisas de manga comprida para esconder...

    ResponderEliminar
  5. meu nome e jackson ventura 18 anos acho que tenho esse problema estou namorando uma menina que tanbem se corta.... meio que aprendi com ela ... mais ela numca me influenciou ,eu sinplismente gostei dai quando fico nervoso eu mecorto sem querer e mais forte que eu.....ps:eu sofro de depreçao

    ResponderEliminar
  6. Gente tenho uma confissão a fazer e isso está sendo muito difícil pra mim, por favor antes de me criticarem tentem me entender e por favor não me julguem. É muito difícil eu estar falando isso abertamente aqui no blog em minha primeira postagem mas eu não estou aguentando mais, quando estou depressiva e mau, com raiva de mim mesma, eu me automutilo, é muito difícil como eu já disse estar falando isso aqui no blog mas eu preciso desabafar, e compartilhar isso com alguém, eu estou muito mal, minha vida não tem mais sentido algum, em casa é só brigas, na escola simplesmente não consigo ser eu mesma, já não sorrio por vontade própria mas sim para parecer que estou bem , mas veja não estou nada bem. Eu tenho vontade de procurar alguma ajuda mas eu tenho muito medo do que os meus pais vão dizer, do que as pessoas vão pensar com isso tudo, é tudo muito complicado pra mim.
    Eu tomei a atitude de estar aqui falando diretamente o meu problema , porque percebi que está fugindo do controle, comecei a me automutilar desde que eu estava na sétima série hoje estou no primeiro ano do ensino médio , e não consigo parar. Na sétima série eu sofri de bulling, era a sala toda me xingando, me chamando de nomes , e me desvalorizando, isso pra mim foi muito doloroso,hoje toda vez que acordo para ir a escola eu me lembro de tudo o que disseram pra mim, e é muito frustante , quando penso as atitudes que deveria ter tomado e não tomei me deixa mais mau ainda, e eu começo a chorar, parece que a dor é tão intensa que chorar não mais adianta então eu me corto. Admito cortar o seu próprio corpo alivia a dor, e muito, mas quando você para de se cortar e pensa no que fez é pior ainda porque você percebe que a sua dor é maior do que pensava . Amigos tentam te ajudar, os mais observadores percebem o corte no seu pulso, você já acostumada com tudo isso nem percebe que o deixou a mostra, ele pergunta o que aconteceu e você diz que está tudo bem, e apenas se machucou, alguns acreditam, outros não, mas o seu foco é esconder o problema, guardar para si a sua dor.
    Eu precisar confessar isso estava me fazendo mau, e eu admito preciso de ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Camila, vc tem whats? Se tiver me add lá, quem sabe eu n posso te distrair um pouco...
      019 99107-1734

      Eliminar
    2. camila isso e muito doloroso e eu sei oq vc passou pq eu tbm passei por isso e consegui cm ajuda dos meus pais e amigos

      Eliminar
  7. Camila, eu não vou chegar pra você e dizer:
    — Camila não se corta mais!

    Isso não adianta, eu toh duas semanas sem se cortar eu passo pelo mesmo dilema que você, como os textos disseram é um vício, eu mesmo dizia que era um vício, não acreditavam em mim, só me julgavam e é um vício eu sei que é, mas eu prometi uma amiga que não ia se cortar, mas não dá não dá!

    MSN: fanfiction_fic@hotmail.com
    add aí por favor,eu quero ajudar vc

    ResponderEliminar
  8. olá gostei do texto , eu tbm sofro com auto mutilação e tenho um blog para ajudar pessoas com o mesmo problema que o meu .... adorei o seu blog está de parabens se puder seguir o meu ficarei feliz :)http://dicionariodeumamenina.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Olá eu tenho 19 anos, e me auto-mutilo desde os 13 anos mais ou menos, nunca ocorreu de me dar infecções, geralmente me machuco com as unhas, tapas no rosto, e batidas forte em partes do corpo. Não eram tão frequentes, mas esses tempos tem sido dificil, então tento descarregar em qualquer coisa, não penso em procurar ajuda pois acho que não preciso. Creio que preciso mudar outras coisas, e naturalmente a auto-mutilação some aos poucos : (

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola eu tenho 11 anos eu sofro por auto mutilaçao eu eu passei por coisas horrives e ate hj meus pais n sabem

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. eu me corto e nao consigu parar a 4 anos nao tenho amigos e numca tive todos virao as costa pra min e tive uma noticia a 4 dias a unica garota que me amou se matou por minha causa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oii se voce quiser desabafar pode me mandar sms que eu te ajudo, ou melhor vamos nos ajudar!
      meu numero : 85491868. bj

      Eliminar
    2. Oi Matheus, olha, eu ñ me corto, mas entendo mto bem oq vcs passam com isso... Se vc quiser conversar me manda mensagem no whats ou SMS mesmo... 019 99107-1734

      Eliminar
  12. oii me corto também, ja fiz um video com plaquinhas a tals mas so p/ desabafar ...
    sofro de auto mutilação sim nai tenho verdonha de falar ou de mostrar meus cortes, sim meu braço esquerdo e todo cortado mais eu tenho minha familia sabe quem é?? : AS BORBOLETAS eu faço ela no meu braço e dou nomes a ela e converso com ela e me sinto otima POR QUE EU VOU CONSIGUIR VENCER !!
    EU ENTENDE VOCÊS POOIS MINHA HISTORIA E HORRIVEL, ENTAO ISSO NAO TEM QUE SER VERGONHOSO E SIM UM SIMBOLO PRA MOSTRAR QUE NAO FOMOS FORTES MAS UM DIA DEUS VAI NO TORNAR MAIS FORTE QUE QUALQUER UM!

    ResponderEliminar
  13. Gente,Sofro de auto mutilação também. Gostaria de tentar sair disso.. Queria que quem tiver um grupo no whats app de auto ajuda, me adicionasse lá pfvr �� +555182550306

    ResponderEliminar
  14. Bom eu sofria muito disso , mas com a ajuda dos meus amigos e das minhas amigas eu consegui trocar os cortes por coisas de pessoas normais. Comecei aos 11 anos de idade , quando o meu pai foi embora , e eu comecei a ter muitos problemas com a minha mãe e os meus irmãos ... Depois de muito tempo, eu ja nem conseguia mais sair na rua . Minhas amigas vinham na minha casa , para me alegrar , mas era em vão ...
    Meses depois eu precisava de ajuda , e resolvi pedir a ajuda a minha familia , eles me ajudaram e me internaram em uma clinica.
    Hoje eu estou muito bem , conheci o meu namorado e vamos nos casar daqui a duas semanas.

    ResponderEliminar
  15. não consigo viver assim, eu me corto nas perna, braços e cada vez mas fundo eu preciso de ajuda mais ao mesmo tempo não quero meter ninguém nessa minha vida ,por isso guardo todas as coisas que as pessoas da minha escola faz com migo eu não gosto de ficar falando pro meu pai que tem gente me batendo ou xingando na escola então mais uma vez eu encaro isso sozinha ,tentei me matar mais como pode vê não consegui mais tentarei de novo e dessa vez eu vou consegui. EU ME ODEIO QUERIA ESTAR MORTA

    ResponderEliminar